top of page
Buscar
  • liviasoferreira

ESTATÍSTICAS

Atualizado: 30 de out. de 2020



Atualmente, o mundo está enfrentando nesses últimos meses de uma forma assustadora, as inúmeras mudanças provocadas pelo surgimento da pandemia da COVID-19 e entre os vários prejuízos sociais causados, houve um aumento significativo da violência no meio doméstico e familiar contra as mulheres.

Essa pandemia foi anunciada em 11 de março e no Brasil foi no período de 20 de março, e foi afirmada a existência do Estado de calamidade pública em consequência do novo corona vírus.

Com isso, segundo o alerta a ONU mulheres aumentaram de forma significativa os riscos que intensificam a violência doméstica e familiar contra as mulheres, em razão dos medos dentro dos lares, do isolamento social das mulheres e das meninas e a limitação dos deslocamentos durante a quarentena.

Esse isolamento social pode ser considerado o principal fator do aumento da violência contra as mulheres, ainda que fez-se necessário essa medida para impedir a proliferação da COVID-19, houve um enfraquecimento a rede de afeto, familiaridade, sororidade e a relação com a vizinhança e com isso toda rede de apoio e de proteção primária.

A necessidade dessas redes primárias serem constituídas por parentes, amigos, vizinhos e demais pessoas de confiança dessas mulheres apresentam um papel essencial na prevenção, ajudando as vítimas, inclusive, para a realização de denúncia.

Em razão desse período de quarentena, essas vítimas passam ter maior vigilância dos seus atos e ações enfrentando obstáculos ainda maiores para afastar com o ciclo de violência e para pedir ajuda, provocadas pela constante presença do agressor na residência e durante o isolamento.


Outra questão, é que durante esse período, houve um aumento no uso de medicação, bebidas alcoólicas e drogas ilícitas e foi considerado como um fato de risco extremo para o acontecimento da violência durante o isolamento, ocorreu um aumento de 4,6 vezes o risco de violência pelo parceiro ao aumentar o consumo nocivo de álcool. Além disso, as tensões dentro dos casos por causa do agravamento da instabilidade financeira e com a redução salarial, além do desemprego dos trabalhadores formas e a perda da renda dos trabalhadores informais resultaram em comportamentos violentos e os riscos de feminicídio. O Jornal Estado de Minas também se pronunciou sobre essa temática, mostrando que a Polícia Civil de Minas Gerais recebeu 44.413 queixas de mulheres violentadas em suas residências. Antônio Costa, secretário nacional de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa, relatou que houve similarmente um aumento da violência contra os idosos, que de março até maio de 2020 duplicaram. Deve-se ressaltar, a violência sofrida por crianças e adolescentes, que de acordo com Pedro Rafael Vilela, repórter da Agência nacional, a Organização não governamental (ONG) World Vision notificou um possível aumento de 20% a 32% durante esse período.















Com isso, cabe a nós o reconhecimento desses fatores que potencializam a violência doméstica contra mulheres e meninas, gerando soluções eficazes na prevenção e no enfrentamento à violência contra as mulheres.

Em Minas gerais, observou-se uma diminuição dos números nos registros de violência doméstica desde o período em que se iniciou a quarentena (a partir de março de 2020) em comparação com o ano de 2019, conforme afirma os dados da superintendência de informação e inteligência policial da policia civil de Minas Gerais.

Contudo, é necessário compreender a importância de salientar que o fórum brasileiro de segurança pública asseverou dados preocupantes ao mostrar que nos primeiros dias de pandemia, ocorreu um aumento na movimentação da policia civil via 190.




Trabalho realizado pelos alunos(as): Amanda Jeniffer de Avelar Souza, Ana Clara Silva Rocha, Caroline Santos Oliveira Nunes, Gustavo Henrique Faria, Jessica Elfrida Rezende, Lívia Sofia Souza Ferreira.

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PODCAST

bottom of page